sábado, 25 de julho de 2009

REUNIÃO DA CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO 2010

Na próxima terça, dia 28 de julho, às 18 horas, no CCBM
a APAC fará uma primeira reunião preparatória da 9ª Campanha de Popularização do teatro e da dança, onde serão discutidos, entre outros assuntos:
. período do evento,
. valor do ingresso.

contamos com a presença de todos

FESTIVAL DE ESQUETES


NO DIA 14 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA, SERÁ REALIZADO NO TEATRO CLARA NUNES(SESC), O SEGUNDO FESTIVAL DE ESQUETES DA CIA TEATRAL OS MENSAGEIROS. PODERÃO SE INSCREVER ESQUETES DE 5 A 20 MINUTOS DE DURAÇÃO, COM NO MÁXIMO 5 PESSOAS NO ELENCO E AINDA MONÓLOGOS. SERÁ COBRADA UMA TAXA DE R$10,00 PELA INSCRIÇÃO. SERÃO PREMIADOS COM TROFÉU: O MELHOR ATOR, MELHOR ATRIZ, MELHOR ESQUETE, MELHOR MONÓLOGO E O MELHOR PELO JURI POPULAR. NA OPORTUNIDADE IREMOS HOMENAGEAR COM O NOME DO TROFÉU, UMA FIGURA IMPORTANTE DAS ARTES CÊNICAS DA NOSSA CIDADE.

INSCRIÇÕES ATÉ 12 DE AGOSTO.


PARA SE INSCREVER ENTREM EM CONTATO COM A CIA PELO TELEFONE: 8851-7364 OU valdir-alves@ibest.com.br

sexta-feira, 24 de julho de 2009

CRIARTE APRESENTA: CHAZINHO NO INFERNO


NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA ESTRÉIA EM JUIZ DE FORA A PEÇA "CHAZINHO NO INFERNO", ESPETÁCULO VENCEDOR DOS PRÊMIOS DE MELHOR FIGURINO, MELHOR ATOR, MELHOR DIREÇÃO E MELHOR ESPETÁCULO DE COMÉDIA NO IV FESTIVAL DE TEATRO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO 2009. PARA QUEM GOSTA DE COMÉDIA É UMA EXCELENTE OPÇÃO.

MUITO BOM MESMO!

DIAS 31/07, 01 E 02/08 AS 20 HORAS NO CCBM.

O BICHO PAPÃO

HOJE ÁS 16 HORAS, ESTAMOS EM MATIAS BARBOSA, PARA UMA APRESENTAÇÃO ÚNICA DA PEÇA INFANTIL "O BICHO PAPÃO", NO FESTIVAL DE INVERNO DA CIDADE.
NÃO PERCAM!

ENTRADA FRANCA

quarta-feira, 15 de julho de 2009


Cultura, magia e encanto


Assim definiu Maria Clara Machado quando um repórter perguntou o que é, para ela, teatro infantil.
A cultura, a magia e o encanto envolve crianças e também adultos num universo cheio de histórias, aventuras e mistérios, resgatando clássicos e criando novos personagens que mexem com o imaginário infantil. O teatro tem essa capacidade de mexer com as pessoas e além de transmitir a cultura, a magia e o encanto, contribui também com a educação da criança. É claro que o teatro infantil nem sempre tem essa função, de educar através dos espetáculos, mas existem profissionais do meio que defendem essa função como primordial; '' Todo teatro que é feito para crianças ou adolescentes, embora nem sempre precise ser pedagógico, deve ser educativo'', assim fala Luiza Barreto Leite, no livro teatro e criatividade. Ela ainda complementa dizendo que é mil vezes preferível assistir a um espetáculo infantil ou adolescente, artística ou tecnicamente falho, mas psicologicamente bem orientado, a presenciar aberrações antieducativas, embora dirigidas por profissionais competentes do ponto de vista estritamente teatral. Independente de estilos, métodos e conceitos definidos, o que chama atenção num espetáculo teatral é essa magia de estar naquele momento, presenciando uma história viva, onde gente está representando pra gente! Daí o encantamento que é despertado na criança que assiste uma peça infantil. Os olhos brilhando, a identificação com determinados personagens e a antipatia com outros, o envolvimento com a trama e a torcida para que no final tudo acabe bem, são elementos que sempre identificamos nas apresentações, marcando na vida da criança esse momento inesquecível e rico em cultura, onde se destacam cenários, figurinos, trilha sonora, iluminação, texto e principalmente atores, o elemento mais importante no teatro. Atores que tem em suas mãos uma grande responsabilidade e precisam estar muito bem preparados para transmitir a todos essa cultura, essa magia e esse encanto que é o espetáculo infantil.




Valdir Alves

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O ATOR


Por mais que as cruentas inglórias batalhas do cotidiano tornem um homem duro ou cínico o suficiente para ele permanecer indiferente às desgraças ou alegrias coletivas, sempre haverá no seu coração, por minúsculo que seja, um recanto suave onde ele guarda ecos dos sons de algum momento de amor que viveu na sua vida. Bendito seja quem souber dirigir-se a esse homem que se deixou endurecer, de forma a atingi-lo no pequeno núcleo macio de sua sensibilidade e por aí despertá-lo, tira-lo da apatia, essa grotesca forma de autodestruição a que por desencanto ou medo se sujeita, e inquieta-lo e comove-lo para as lutas comuns da libertação.Os atores têm esse Dom. Eles têm o talento de atingir as pessoas nos pontos onde não existem defesas. Os atores, eles, e não os diretores e autores, têm esse Dom. Por isso o artista do teatro é o ator.O público vai ao teatro por causa dos atores. O autor de teatro é bom na medida que escreve peças que dão margem a grandes interpretações dos atores. Mas o ator tem que se conscientizar de que é um cristo da humanidade e que seu talento é muito mais uma condenação do que uma dádiva. O ator tem que saber que, para ser um ator de verdade,. Vai Ter que fazer mil e uma renúncias, mil e um sacrifícios. É preciso que ator tenha muita coragem muita humildade e sobretudo um transbordamento de amor fraterno para abdicar da própria personalidade em favor da personalidade de suas personagens, com a única finalidade de fazer a sociedade entender que o ser humano não tem instintos e sensibilidade padronizados, como os hipócritas com seus códigos de ética pretendem.Eu amo os atores nas suas alucinantes variações de humor, nas suas crises de euforia ou depressão. Amo o ator no desespero de sua insegurança, quando ele, como viajor solitário, sem a bússola da fé ou da ideologia, é obrigado a vagar pelos labirintos de sua mente, procurando no seu mais secreto íntimo afinidades com as distorções de caráter que seu personagem tem. E amo muito mais o ator quando, depois de tantos martírios, surge no palco com segurança, emprestando seu corpo, sua voz, sua alma, sua sensibilidade para expor sem nenhuma reserva toda a fragilidade do ser humano reprimido, violentado. Eu amo o ator que se empresta inteiro para expor para a platéia os aleijões da alma humana, com a única finalidade de que seu público se compreenda, se fortaleça e caminhe no rumo de um mundo melhor que tem que ser construído pela harmonia e pelo amor. Eu amo os atores que sabem que a única recompensa que podem Ter – não é o dinheiro, não são os aplausos – é a esperança de poder rir todos os risos e chorar todos os prantos. Eu amo os atores que sabem que no palco cada palavra e cada gesto são efêmeros e que nada registra nem documenta sua grandeza. Amo os atores e por eles amo o teatro e sei que é por eles que o teatro é eterno e que jamais será superado por qualquer arte que tenha que se valer da técnica mecânica.


Plinio Marcos Do livro “Canções e Reflexões de um Palhaço”

DINASTIA

ESTÁ EM CARTAZ, ATÉ 19 DE JULHO A PEÇA DINASTIA DO GRUPO MENDES GUTIERREZ CIA TRALHA.
UMA OPORTUNIDADE PARA OS AMANTES DO TEATRO TEREM CONTATO COM A FÁBULA DO CONDE DRÁCULA E PARA QUEM NÃO CONHECE, CONHECER ESTE GRUPO MARAVILHOSO... A PEÇA É INTIMISTA, CENÁRIOS E FIGURINOS ESPETÁCULARES, EXCELENTES ATORES... E UMA DIREÇÃO PERFEITA.

VALE A PENA CONFERIR.

O BICHO PAPÃO


NO DIA 24 DE JULHO(SEXTA -FEIRA) ESTAREMOS APRESENTANDO NOSSO ESPETÁCULO INFANTIL, O BICHO PAPÃO, NA MOSTRA DE INVERNO DE MATIAS BARBOSA. A APRESENTAÇÃO SERÁ ÀS 16 HORAS NO MATIAS VÁRZEA CLUBE.


ENTRADA FRANCA